Pages

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Glee 2x01 - Auditions


Glee está de volta e eu também! Não tinha me dado conta de quanta falta eu sentia de escrever sobre séries até o convite do Leco de falar sobre Glee aqui no Perdidos. Valeu Leco! Só pra situar quem ainda não viu, Glee se passa numa tipica high school, onde os perdedores se juntam para levantar o coral da escola, comandados pelo professor Will Schuester. Entre apresentações do coral fabulosas, eles tentam não ser sabotados pela treinadora das cheerleaders Sue Sylvester e ganhar o campeonato regional. Esqueça High School Musical: Glee trata de temas polêmicos e tem muito humor, do mais imbecil ao maduro.

E vamos ao que interessa, a season premiere da 2ª temporada de Glee, que voltou com tudo, ousando ao colocar na boca de seus personagens alguns dos questionamentos de fãs e de críticos da série, e ao mesmo tempo fazendo uma atualização da situação dos personagens: Finn e Rachel namorando firme, Tina trocou Artie por Mike, Quin está pronta para voltar as Cheerios. Tudo que eu amo em Glee está lá: os modelitos e pitis da Rachel, as bobagens de Britanny, Sue dando show de ironia, Finn sempre tentando ajudar e levando na cabeça, Kurt e Mercedes. E claro, as músicas, sempre ótimas.

O episódio girou em torno dos novos personagens e como eles mudaram/mudariam a dinâmica das relações dos personagens fixos. Primeiro, a treinadora de futebol americano Shannon Beiste, que acabou unindo Sue e Will numa operação de guerra para expulsá-la e recuperarem parte de seu orçamento perdido. Mas como Will é gente boa demais, a parceria dos dois não durou muito, e logo ele pediu desculpas a Beiste. Infelizmente, ela já tinha expulsado Finn do time, e ele virou só mais um perdedor do Glee (ele bem que tentou entrar para as Cheerios, sem sucesso, numa cena hilária). Outra estratégia de Sue para afastar a treinadora Beiste foi usar Britanny para acusá-la de assédio, em uma cena impagável!

Outro dos personagens novos é Sunshine Corazon, uma filipina de voz poderosa que abalou Rachel. Temendo perder seu posto de diva mor do New Directions, Rachel mandou Sunshine para uma boca de crack, mas foi descoberta. Claro que Rachel alegou estar fazendo isso pelo grupo, mas não colou, e eles acabaram perdendo Sunshine para seus inimigos, o Vocal Adrenaline (que tem um novo treinador). Destaque para Rachel e Sunshine “duelando” no banheiro com Telephone.

Finn quase conseguiu trazer um novo membro para o coral, Sam, o aluno novo que está no time de futebol americano. Mas, na última hora, Sam não aparece: ele argumenta com Finn que já está de fora e sabe que todos os membros do coral são hostilizados pela escola. Para completar, ele ainda tomou o lugar de Finn como quarterback.

Além da apresentação dos novos personagens, que devem se tornar fixos ao londo desta temporada, Glee tocou num ponto crucial na atual dinâmica escolar: bullying e a rígida “hierarquia social” que divide alunos entre populares e losers. Sam, Beiste e Finn mostraram algumas das facetas do bullying e suas consequências, um assunto que antes estava restrito as high schools americanas, mas que já dá as caras nas escolas brasileiras, inclusive nas séries iniciais do ensino fundamental.

Adorei a volta, e tenho a impressão que será uma temporada intensa. Logo mais o review do segundo episódio, Britney/Britanny. Quem quiser me sguir no Twitter, @fabiabrams. Para escutar as músicas do episódio, clique:

0 comentários: