Pages

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sons Of Anarchy 03x13 "NS"


Juro que perdi o fôlego assistindo essa season finale! A cada cena eu ia descobrindo que não tinha entendido absolutamente nada nos 12 episódios passados. A cada cena a inteligência e ousadia de Jax ficavam mais e mais evidentes. A expressão "What the fuck is this?" resume bem a minha pasmaceira quando o episódio chegou ao fim.

Jax em nenhum momento traiu o clube. Muito pelo contrário, ele estava o tempo participando todos de suas ações. Em algum momento, ele convenceu Clay que a melhor maneira de se livrar de Stahl era fazer o jogo dela e de quebra ainda se livrarem de Jimmy e garantirem o controle do contrabando de armas do IRA. Gênio!

Só fiquei com muita pena de Gemma, que não sabia de nada e ficou o tempo todo com o coração na mão por saber que teria o filho e o marido em uma guerra onde só um dos dois sairia vivo. Mas fizeram isso justamente para darem veracidade ao plano. Todos, inclusive Stahl, sabem da natureza passional de Gemma e que ela não ficaria simplesmente sentada vendo o circo pegar fogo.

Jax sabia que não podia confiar em Stahl, dançou conforme a musica. Fez ela achar que estava no comando, obteve a liberdade total de Gemma em troca de alguns nomes do IRA (os menos poderosos), conseguiu reduzir a pena do clube de 15 anos para 14 meses entregando Jimmy. E quando ela achou que estava por cima da carne seca (quis entrar na TV e socar a bitch quando ela disse a todos que o Jax era um delator) ele já tinha armado com Opie, Chibs, Kozik e Unser (membro honorário do clube) um plano para lá de audacioso para entregar a Stahl o que ela merecia desde que apareceu em Charming: Uma bala no meio da testa. Recuperaram o documento onde Jax delata Jimmy e o IRA, mataram Jimmy e fizeram tudo parecer uma vingança do IRA. O clube jamais poderá ser ligado a isso, uma vez que eles estavam na van da ATF a caminho da corte. E Unser pode ter suas falhas, mas ainda é um policial e não terá sua versão dos fatos contestada.

Justiça poética em Chibs rasgando a cara do Jimmy numa versão Coringa. Agora entendi a cicatriz que o Irlandês tem. 

E lógico o ápice do episódio, Opie finalmente vingando a morte de Donna. Porque pode ter sido Tigs que apertou o gatilho, mas foi Stahl a verdadeira assassina da mulher dele. 

E melhor ainda, ver o desespero dela entendendo tudo, que o Príncipe foi mais esperto que ela e que tudo que ela fez foi por nada, que iria morrer como merecia. Lindo!

Tara assumindo sua posição de Old Lady e ajudando o clube na missão de pegar o Jimmy. Parece que ela aceitou de vez a vida de Jax e que se vai ter um filho dele, deve fazer de tudo para mantê-lo bem. 
Resta saber o que ela vai fazer a respeito das cartas de Maurren. Entregará a Jax e o deixará saber que sua mãe e Clay mataram JT ou destruirá as cartas e manterá a paz no clube? Eu realmente não descarto essa segunda opção, mesmo sabendo que em algum ponto Jax irá descobrir tudo. Tara criou um laço com Gemma e sabe que Jax ficará destruído por saber algo assim de sua mãe e principalmente que não sossegará enquanto não matar Clay. Ou seja, mais violência na vida do homem que ama.

A quarta temporada será explosiva. Depois dessa manobra de Jax, duvido que Clay consiga se manter como líder do grupo, Jax ganhou o respeito dos membros e irá ter mais receptividade para suas idéias de transformação do clube. Segundo Sutter, haverá uma passagem de tempo, pois ele não pretende mostrar a rotina dos Sons na prisão. Eles encontrarão uma Charming totalmente diferente da de agora. Hale será prefeito e terá uma poliíia sem ligações com o clube. Unser provavelmente já terá morrido e acredito que Tara, que a essa altura já terá tido o bebê, é quem vai assumir o controle do clube nesse período.

Setembro de 2011 nunca esteve tão longe!

Ps: Para quem não entendeu o título do episódio. O NS se refere ao anel de Jax. No final da primeira temporada ele coloca o anel com o SO no túmulo do pai dele e agora coloca o NS, que juntos formam a palavra SONS, um jeito simbólico de mostrar que rompeu com o legado de JT.

Beijinhos

3 comentários:

Anônimo disse...

Só uma obs: a expressão é "what the fuck is this" que falando rápido fica "whata fuck is this"

Lilica disse...

Obrigada pela correção! :)

arturbm disse...

Assistindo e comentando em 2016!Baita final de temporada. ótimo texto!